terça-feira, 26 de junho de 2012

Plano de Aula REDES SOCIAIS


Plano de Aula
Redes sociais
Objetivos
- Discutir as novas formas de ação social proporcionadas pelas tecnologias de informação e comunicação, como a Internet e a telefonia móvel.
- Estimular uma compreensão ampla sobre o papel das tecnologias de informação e comunicação na consolidação dessas novas relações sociais

Conteúdos
- Internet
- Relações sociais

Anos
Ensino Médio

Tempo estimado
Quatro aulas

Materiais necessários
 - Computadores com acesso à internet
-Projetor multimídia


Comos alunos, explora o uso das imagens dos sites citados ao longo do plano como o Facebook, o Orkut e o MySpace, entre outros.  É recomendável que o trabalho seja feito em duplas para que ele tenha o apoio do colega para usar o computador e na leitura do texto base. A avaliação deste aluno deve ser subjetiva, isto é, ter como base sua própria atuação na atividade e não compará-los com os outros alunos.

Introdução
A popularização e os avanços da internet e da telefonia celular propiciaram o surgimento de novas formas de relações sociais, sejam elas de cunho afetivo, político, artístico e até econômico. A reportagem "Pagamento Adiantado" relata, por exemplo, como a internet proporcionou os meios para o financiamento coletivo de desenvolvimentos tecnológicos.

Neste plano de aula são apresentados elementos para discutir com os alunos o papel das tecnologias de comunicação nas mudanças sociais recentes.Serão explorados os efeitos desse fenômeno em outras áreas da vida cotidiana, como as manifestações políticas. Se possível, os alunos poderão utilizar a internet e as redes sociais para colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas.

Desenvolvimento
Aula 1
Inicie um bate-papo com os alunos: identifique se estão familiarizados com a internet, quais os principais sites e serviços que utilizam e se estão cadastrados em alguma rede social (como Orkut, Facebook, MySpace). Pergunte também se usam os recursos oferecidos pela telefonia móvel atual (mensagens de texto, acesso à internet, convergência digital).

Em seguida, distribua as cópias da matéria de Veja e realize uma leitura em conjunto. Certifique-se que todos tenham compreendido o texto e, se necessário, esclareça eventuais dúvidas e questionamentos. Procure animar o debate perguntando se os alunos contribuiriam, pedindo que justifiquem seus argumentos. Utilizando o material de apoio abaixo, apresente exemplos de outras formas de relações sociais e de produção que ocorrem por meio das novas tecnologias de comunicação. Se você possuir acesso à Internet, explore os sites, serviços e notícias em conjunto com a turma.

Conteúdo gerado pelo usuário: são conteúdos multimídia produzidos pelos usuários das tecnologias de comunicação. Podem ser desde comentários em blogs ou sobre produtos em sites de compra, até o próprio conteúdo central das páginas. Os artigos da Wikipedia, os vídeos criados por usuários do YouTube e iniciativas de software livre/aberto são exemplos de conteúdo gerado pelo usuário.


Aula 2
De forma breve, revise os conteúdos apresentados na aula anterior e discuta as pesquisas realizadas pelos alunos. Em seguida, converse sobre as mudanças introduzidas pelas novas tecnologias, comparando iniciativas atuais com seus equivalentes "tradicionais"; como as diferenças entre a Wikipedia e as antigas enciclopédias, ou entre os métodos de mobilização política antes e depois da internet. Estimule os alunos a escrever palavras-chave na lousa ou por meio do computador e do projetor.

Resumidamente, as tecnologias de informação e comunicação proporcionariam as condições para as sociedades modernas superarem obstáculos de tempo e espaço, ao mesmo tempo em que possibilitam novas formas de interação social, política e econômica.  
Após uma rodada final de discussão e esclarecimento, peça que os alunos escrevam um texto curto (entre 2 e 3 parágrafos) sobre os temas abordados. Esse texto será utilizado nas próximas aulas!

Aulas 3 e 4
Inicie com uma rápida revisão sobre os conteúdos estudados anteriormente.
Após essa conversa inicial, proponha aos alunos um exercício prático, que ocupará as duas aulas restantes: peça que identifiquem um tema de seu interesse (reivindicação política do bairro ou cidade, um assunto polêmico que esteja sendo discutido na mídia ou ainda um conteúdo de outra disciplina que estejam estudando). A seguir, peça que se organizem para utilizar as novas tecnologias de comunicação para abordar o assunto escolhido. A turma poderá editar um artigo na Wikipedia, criar um blog, coordenar uma manifestação com a ajuda das redes sociais e SMS, participar de uma iniciativa de crowdfunding etc. Permita que os alunos utilizem sua criatividade e todos os recursos disponíveis!

Ao final da terceira aula, peça que apresentem um esboço do projeto criado em sala de aula. Incentive-os a fazer anotações sobre o progresso do projeto. Durante a quarta aula, os alunos poderão aprimorar o projeto e discutir seus resultados parciais: a comunidade na rede social ou o blog já foram colocados "no ar"? Qual a resposta nas redes sociais? Quais as dificuldades encontradas pela turma na organização dessas atividades?

Ao final da última aula, os alunos deverão apresentar um texto resumindo os conteúdos estudados (as novas formas de organização proporcionadas pelas tecnologias de comunicação) e o projeto realizado. De acordo com o objetivo do projeto dos alunos, ele poderá ter continuidade após esse conjunto de aulas. Nesses casos, lembre-se de retornar ao assunto em oportunidades futuras.

Avaliação
Observe se os alunos compreenderam o conteúdo abordado através das discussões feitas em sala. Com base no texto final e no projeto, analise se conseguiram aprender o que são e como funcionam as ações coletivas na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário